sábado, 6 de junho de 2009

Os Cemitérios

( Maria Celina e Silva)

Pensamos, às vezes, preconceituosamente sobre as coisas, sobre a vida, sobre o mortal, sobre o imortal.
Olhamos com olhos contrários a muitas coisas, inclusive, aos cemitérios.
Os cemitérios não são apenas um local onde se guardam os mortos.
Nos cemitérios há um valor estimável e diversificado, seria interessante que parássemos para observar e valorizar.
Nos cemitérios guardamos as pessoas que já morreram, mas guardamos também a presença de Deus através das velas que acendemos aos nossos antepassados. Guardamos viva a memória da vida e a representação da sua transitoriedade através das flores que são levadas e que são plantadas para satisfação do nosso olhar e do nosso olfato.
Nos cemitérios se observarmos podemos vê uma diversidade de sentimentos levado e deixados pelas famílias aos seus familiares já mortos.
Lá encontramos a saudade, a tristeza, as lágrimas, as lamentações e muita recordação do passado distante e do passado mais próximo se juntando ao presente.
Lá há também um encontro de compromisso entre os familiares vivos e os mortos, sem contar ainda a impregnação das artes apresentadas de mil e uma forma através dos túmulos e símbolos ali presente através de suas crenças humanas religiosas.
No cemitério há também tranquilidade dos mortos que ali se encontram para eternidade e na esperança do encontro com Deus.

( Essas fotos são dos cemitérios de E. Veloso a foto da 1ª da esquerda para a direita e a foto que está sozinha é do cemitério da Lagoa de Fora a 2ª e 3ª foto da esquerda para direita édo Cemitério Sambaíba).

Nenhum comentário: