quarta-feira, 31 de agosto de 2011

7ª Edição do SALIPI sediado em Elesbão Veloso.


O SALIPI é o maior evento literário do estado Piauí de todos os tempos, nesses dias foi realizado a 7ª edição do evento, evento esse que tem engrandecido a cidade e os artista locais que tem procurado dar a sua contribuição para que se possa realizar o evento e se fixar culturalmente em nível estadual, hoje, graças a esse grande evento, Elesbão Veloso, já é reconhecido em nível estadual como uma cidade cultural,pois a mesma já dispõe de vários artistas que representa muito bem a cidade pelo teor de suas obras e pela originalidade do seu trabalho que vem sendo mostrado na comunidade local e outras cidades,inclusive fora do estado do Piauí.
Foram homenageados nessa edição em nível estadual o professor Wellington Soares e a homenagem especial local foi feita para a professora Maria Nunes.
Foi uma vasta programação.
Sexta- feira 26 de agosto.7:30 Credenciamento,8:00 abertura oficial feita pelo prefeito municipal,Manoel da Silva Moura : Dr. Dezinho.
O Mestre Cerimonial do dia Professor e diretor de cultura José Claudio Barbosa, em sequência a Banda Musical do PETI se apresentou.
A professora Celina Silva apresentou a homenagem do professor Wellington e a Professora Gregória Soares apresentou a homenagem especial a professora Maria Nunes.
Em seguida o professor Wellington Soares proferiu a 1ª palestra com o tema A Crônica Nossa de Cada Dia.
As 14:00 horas houve a apresentação de um Xaxado da Unidade Escolar Raimundo Lopes organizado pela professora Luzinalda Moura em seguida foi proferida uma palestra com o tema Relações Humanas pela professora Rosimeire Costa, a 4ª palestra foi proferida pela Drª Mônica Tapety com o tema Prevenção do Câncer de Mama ( automedicação) a 5ª palestra prevista não aconteceu,porque o Dr. José Ferreira Dantas que era o palestrante não pode comparecer e o espaço foi ocupado pela professora e escritora Celina Silva que apresentou o conto “O Mundo do Jumento Morto”. As 19 horas houve algumas apresentações no complexo de lazer feita pelo GRUJOBASC, The night of Boys, Show musical com os cantores: Didi Loiola, Cícero Moura, Valeria Miranda , Josué e ainda show de humor com Amauri Jucar.
Sábado 27 de agosto de 2011 as 8 horas Mestre Cerimonial do dia Maria Francisca Bezerra fez a abertura do evento e Jefferson Batista da Unidade Escolar Joana Nonata orientado pela professora Ana Lúcia Osternes fez o comentário da obra de Bartolomeu Campos Queirós “O olho de vidro do meu avó” em seguinda veio a 1ª palestra do dia com Selma Albuquerque tema : Educação Empreendedora. Às 9 horas apresentação de poesias com os poetas Dezinho, João Barreto e José Raimundo a segunda palestra do dia foi proferida pelo professor José Cláudio com o tema Elesbão Veloso:Sua Cultura,Nossa Identidade.as14:00 iniciou uma oficina de caricatura com o caricaturista e professor George Barros, ainda as 14horas a escritora e professora Ana Lúcia Osternes declamou uma poesia de sua autoria seguiu então a 3ª palestra proferida pelo professor Antônio José com o tema:História e Memória-comentário sobre o livro: “Aconteceu,não vi,mas me contaram assim”. Escritora valenciana Suênia Marla, as 16 horas apresentação do teatro Capim Pubo “O divórcio do coronel Ludgero” 4ª e última palestra do evento com o professor e historiador Kássio Gomes com o tema: Versos, rima, cantoria, camões, patativa...poesia. Cordel... a invenção da alegria.19 horas apresentações no complexo de lazer Zezi Soares: Teatro Capim Pubo, PROJOVEM,PETI, repentistas Balé da cidade de Teresina.

Nenhum comentário: