sábado, 16 de outubro de 2010

Aniversário e Bodas de Ébano



No dia 9 de setembro de 2010 foi comemorado o Aniversário e Bodas de Ébano de Maria das Dores e José Celestino.

A Celebração em Ação de Graças aconteceu na Igreja Matriz de Santa Teresinha em Elesbão Veloso e a recepção no Cabana Clube.

Todos os filhos estiveram presentes acompanhados dos seus respectivos cônjuges para juntos congratularem esse momento de significado imensurável para os mesmos.

A Coragem de luta de fé compreensão e compromisso existente neste casal são elogiáveis, pois sabemos que a vida de casado é uma vida dividida, compartilhada e de renúncia, tanto para o homem quanto para a mulher, de uma vez que os dois têm querer, têm desejos e têm vontade acompanhados de sonhos.

Há determinados momentos em que um dos cônjuge abre mão dos seus desejos para que o outro possa realizar o seu desejo, e eles conseguiram juntos vencer muitas barreiras e obstáculos em que se torna necessários vencer para poder comemorar tanto tempo junto, dividindo a vida ao mesmo tempo em que foi multiplicada através dos filhos e dos netos.

O amor, apenas o amor sentido um pelo outro justifica o tempo em que Maria das Dores e José Celestino comungam seus ideais, problemas e sonhos, com a presença de Deus que esteve guiando e protegendo esse casal que continuará juntos dando exemplo para a família.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Salão do Livro do Piauí

No dia 27 e 28 de agosto de 2010, a Cidade de Elesbão Veloso-Piauí estará sediando o Salão do livro do Piaui.
Nessa data realizar-se-á o sexto Salão do Livro do Piauí em Elesbão Veloso.
Os homenageados desse ano serão o professor Luís Romero em nível estadual e em nível municipal será a professora Teresinha Lima Verde.
Os produtores de cultura elesbonense estão muito otimista com o evento que tem conquistado a confiança e o apoio do povo elesbonense.
Na ocasião serão apresentados palestras, peças teatrais, poesias, danças, etc.
A cada dia que passa o evento tem adquirido mais adeptos o que faz com que haja uma preocupação por parte da secretaria municipal de cultura no sentido da realização do evento que veio acrescentar brilho as atividades culturais locais.

domingo, 15 de agosto de 2010

Sarau Literário

No dia 24 de julho de 2.010 realizou-se o primeiro Sarau Literário elesbonense, na residência da professora Celina Silva.
Já era projeto da professora Celina Silva criar um Grupo Literário para juntos discutirem os mais variados assuntos literários.
Como havia terminado a construção de uma nova residência com espaço reservado a esse tipo de evento, após ter feito a mudança convidou uns amigos mais familiar para que juntos realizassem o Sarau que acontecera no dia 24 de julho de 2010.
Todas as pessoas que foram covidadas eram intimadas a levar um texto de sua autoria para ser divulgado para os amigos e ser discutido junto ao grupo, e assim, aconteceu o evento que iniciou às 20 horas do dia 24 de julho de 2010 e permaneceu até às 3 horas do dia 25 de 2010. Faltaram alguns dos convidados, mas estiveram presentes:a Sra. Secretaria de Cultura Maria deFátima Moura, Pe. Vanderley de Morais, O diretor de artes da Secretaria de Cultura o professor e escritor José Cláudio, a coordenadora do telecentro comunitário, a professora Sônia Braúna, professora Salomé, Professora Maria José, professora Maria do Ó Neta, professora Irene Macedo, professora e escritora Ana Lúcia Osternes, as estudantes Clarice Silva, Maria daCruz Silva, a sra. Guilermina Silva,o marceneiro José Lima, Raimundo Nonato, Coreógrafo e poeta Dgilvan Paz.
Foi uma discussão de um nível intelectual muito bom, as pessoas que estiveram presentes ao evento se mostraram satisfeitos em ter participado do evento que será continuado, não fatará oportunidades para outros encontros.
Lembrarei que esse momento foi muito divertido, disconteído e proveitoso.

domingo, 4 de abril de 2010

amor

amar é viver, é ser feliz, é ser capz de compreender a própria existência da vida

quinta-feira, 25 de março de 2010

Falecimento de um político e literato Alcides Brito


No dia 21 de março de 2010 as 22:00 horas faleceu Alcides Soares de Brito, um nome da política e das Letras elesbonense.
O corpo do mesmo foi velado na Câmara Legislativa de Elesbão Veloso onde os amigos e familiares pôde dar o seu adeus e mostrar o respeito e consideração pelo amigo e pela família. O cortejo com destino ao cemitério Sambaíba ocorreu as 17:15 ( saída do auditório da Câmara ) do dia 22 de março de 2010 sendo o seu sepultamento no cemitério Sambaíba às 17:50.
Alcides nasceu no dia 07 de maio de 1942 em Elesbão Veloso–Piauí, onde iniciou os estudos no Instituto Getúlio Vargas, transferindo-se para o Liceu Piauiense, em Teresina, onde cursou o Ginásio. Foi funcionário da Campanha de Erradicação da Malária_ CEM, afastado na década de 1960 por problemas ideológicos. Resolveu viajar como representante comercial, percorrendo os estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, depois retorna a Elesbão Veloso.
O mesmo deixou saudades e recordações aos familiares e aos amigos.
Alcides Brito é uma figura histórica que se abrange em varias áreas do nosso município. Havia no Alcides uma representatividade muito grande e singular, não é todo homem que tem a coragem de se erguer para lutar em busca de sonhos e desejos que visto pela ótica externa acredita não ser do seu mundo, principalmente, na época em que ele nasceu, em que os preconceitos em todos os aspectos eram maiores, dificultando se mudar de posição social e conseguir sair do casulo em que se vivia.
Ele foi homenageado por ocasião do SALIPI ( Salão do Livro Piauiense) realizado em agosto de 2009 em Elesbão Veloso por ser um homem de grandes lutas e trabalhos.
Ainda hoje não é tão fácil batalhar pela sobrevivência e em busca de mudança de vida e de classe social quando se é originado de um interior, do interior, do interior.
O homem que vindo do interior, estudou batalhou e conseguiu se destacar como grande boêmio que foi e que se oportunizou a freqüentar os considerados bons ambientes da sociedade, não apenas elesbonense, mas da sociedade piauiense.
O homem que nasceu com o dom da palavra e da oratória, levando-o a fazer discursos em ocasiões especiais em festividades escolares como sete de setembro que em Elesbão Veloso era feito com muito glamour e ainda atendia no fórum desta comarca como advogado rábula, não era formado em direito, mas pelo conhecimento que tinha exercia essa profissão com sucesso, sua oratória se distinguia das demais nos palanques políticos.
Enveredou-se pelo mundo da política e foi representante por Elesbão Veloso na Câmara dos vereadores ( 1982 a 1988).Em 1988 candidata-se a Prefeito pelo PL, mas não se elegeu.
Foi duas vezes presidente do Partido Liberal chegando a ser presidente regional, foi funcionário fazendário, assistente técnico legislativo, tinha cursos de relações humanas, psicologia de massa e técnica de vendas, foi casado com Maria Nilza Oliveira com quem teve duas filhas Aline e Ana Angélica, teve mais três filhos antes do casamento e ainda intelectual de primeira linha. O poeta fez parte da Academia de Letras da Confederação Valenciana, abandonando por conta do problema de saúde que se agravara.
Foi secretário de cultura do município, membro da Fundação Coroatá e permitia que as reuniões fossem feitas em sua residência.
O homem que conhecia o dia e a noite e sabia conviver com o luar e com o sol, também com a admiração do céu estrelados e as recordações do interior.
O homem forte e corajoso, instintivo e ousado que tremeu ao ser convidado a se pronunciar em nome do Partido Liberal em Cadeia Nacional em programa político transmitido pela Rede Globo de Televisão em transmissão VIP de Parabólica. Ao ser avisado que os discursos seriam selecionados e quem não atendesse aos padrões globais da época não iria ao ar.
O alívio veio ao ser confirmado que seu discurso seria sido aprovado e seria exibido em horário nobre aos seletos telespectadores da Rede Globo que na época tinham antena parabólica.
O discurso proferido por ele foi um sucesso e na época deixou os elesbonenses com o ego amaciado.

Vejam um texto do poeta.

Desejos

Com a boca feita para beijos,
Com os olhos de menina assustada,
Com as melenas louras, esvoaçadas,
Tu passas a matar-me de desejos.

E eu estático, a olhar da praça
Esse teu andar de magia e graça.

Mas vejo apenas uma janela que se fecha
E um coração que se aperta
Num pranto de amor.


E de tudo o que me resta
Na noite calma e sombria,
Ouvi na voz da brisa
Que ela está quase dormindo,
Com lábios quase a falar
Chamando um ente querido.

Mas a brisa não revela o nome
Do homem a quem ela chama.
E o meu coração reclama
E pede: “ Oh! Brisa, vai lá
E vem depressa, não te olvides,
E diz para mim bem baixinho
Se o nome chamado é Alcides

sexta-feira, 5 de março de 2010

Encontro Pedagógico

Reuniu-se no período de 22 a 26 de fevereiro de 2010, na Unidade Escolar Benedito Portela Leal, a convite da supervisora da Rede Estadual de Ensino Rosilene Pereira de Moura, os professores efetivos das Unidades Escolar Benedito Portela Leal,Unidade Escolar José Martins, Unidade Escolar Moisés Lima Verde,Unidade Escolar Raimundo Lopes para juntos discutirem os problemas educacionais existentes na Rede Estadual de Ensino em Elesbão Veloso e traçar metas Pedagógicas para o desenvolvimento das atividades Pedagógicas a serem realizadas no ano de 2010.
A discussão foi direcionada a varias linhas que preocupam a educação nos dias atuais como: índices de repetência, evasão escolar, aprovação escolar, a qualidade do ensino ,Conselho Escolar e ainda sobre os programas que contemplam as escolas em questão e também trabalhar para que haja um bom desempenho na execução dos programas como também um bom desempenho na aprendizagem dos alunos levando-os a uma aprovação com qualidade e competência.
Foi um encontro muito proveitoso, mas poderia ter sido melhor se o governo houvesse feito o concurso para professores substitutos prestadores de serviços em tempo para que as aulas começassem no tempo previsto 08 de fevereiro de 2010 e também daria condições para que esses professores que representam uma boa parte do funcionalismo público estadual fossem lotados em um preríodo que fosse possível a participação dos mesmos no evento.
Acredita-se que, mesmo assim, a educação estadual de Elesbão Veloso estará em 2010 iniciando uma nova era; serão parte dela: alunos, professores, diretores, coordenadores e pais de alunos vindouros.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Poesias


Envencilhamento

(Maria Celina e Silva)
Quero ficar com você,
Repousar no teu abraço,
Descansar na cama do teu corpo.
Na loucura do amor,http://xicoriasexicoracoes.files.wordpress.com/2009/03/beijo3.jpg
Me embriagar,
Me envenenar...
Morrer ao teu lado,
Bebendo em tua boca o veneno malvado,
Do beijo gostoso que você sabe dar.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8_u8Unj-a5BOdnwYn9kApbaX-RjfWIn7ARIt_y4Hs9NIvOoYyV5vXYs08Baa2W9PJO1InbUBFZStxOI454-fyHhC4C3YFyqOfIVkcW9FOWvOVb_NZmJWnhOui3GAyMO_bUEbf9uPcQgw/s400/A+IMAGEM+DO+CASAL+NA+CAMA-PRETO+E+BRANCO.jpg


Futilidade
( Maria Celina e Silva)

Pus-te em minha vida,
Não por te amar,
Mas para esquecer que eu amava.

Pus-te em minha vida,
Não por te querer,
Mas porque tantos fizeram eu te querer.

Pus-te em minha vida,
Não por te adorar,
Talvez por vaidade.http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/cristificados.spaceblog.com.br/images/gd/1186447784/Namoro-a-tres.jpg


Minha Pátria
( Maria Celina e Silva)




Minha pátria é como se não fosse minha patria,
Minha pátria tanta terra e eu sem teto.
Tem tantos mares e eu não conheço nenhum,
Só pela televisão.
Tem tanto alimento que as vezes se estragam,
E eu com necessidade de alimento.
Vejo nas ruas tantos carros bonitos
Feitos em minha pátria,
Outros vindos de outras pátrias,
Que circulam em minha pátria,
E eu não tenho nenhum.
Minha pátria tem muitas indústrias,
E eu sem emprego.
Minha pátria tem muitas pedras preciosas,
E eu não tenho nenhuma jóia.
Minha pátria tem cidadãos que chegam a ganhar
Trezentos salários mínimos,http://www.asfarn.com.br/novo/arearestrita/upload/muito%20dinheiro.jpg
E eu não ganho nada.
Minha pátria tem tudo em grande quantidade,
Até a miséria de minha pátria é grnade demais.
Miséria...Ah! Aqui eu me incluo.
Minha pátria é como se não fosse minha pátria.


Lágrimas
( Maria Celina e Silva)

http://myleftside.files.wordpress.com/2009/01/lagrimas.jpg

As lágrimas são o desabafo
De um coração sofrido e rude,
Mas não é o remédio que se procura
Para a alma quando se ilude.

As lágriams são a dor que ameaça
O peito dos corações que sofrem na distância,
Mas não é o caminho que se possa trazer
Alguém para matar a saudade de quem vive em ânsia

As lágrimas são o sofrimento sólido
Que o coração derrama,
Mas não é o antídoto que mata
A dor de quem ama.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSipPrsnqrbp5T5Ouz4DlesOjTr8sqaWHyHExPHmyIgs2UYbNKma2pJgdHli7MgwXFwkCyZheHjZU8K5EzWi6aTZKaxJUZ_B2aTNkYY756sNwOArx2x8egpqSsSU7E3pn68fTJqkFf05-p/s320/lagrimas2.jpg

As lágrimas são dor, sofrimento
E desinlusão,
De todos aqueles que deixam
Nascer no peito uma paixão


A Pomba Branca
( Maria Celina e Silva)

Lá se vai a pomba passando,
Vai andando, andando, andando,
E eu a olhar...
Ela vai geometricando as ruas.http://pombo.correio.biz/wp-content/uploads/2009/12/pomba-branca.gif

Ao se distanciar de mim
Observo apenas a brancura
Riscando as ruas.

Lá se vai a pomba branca,
A pomba da paz,
Da amizade
E da ternura.

A pomba que desnuda
E traz
A paz.http://downloads.open4group.com/wallpapers/pomba-branca-paz-9cfaf.jpg