domingo, 14 de junho de 2009

Dia dos Namorados

Dia doze de junho é comemorado o dia dos namorados, em Elesbão Veloso a Secretária de Cultura Fátima Moura juntamente com seus acessores promoveram um encontro muito especial para os elesbonenses com música ao vivo de artistas da terra e recital de poesias. Cria-se, então, um valor a esse dia, não apenas um valor, mas uma elevação de sentimentos e pensamentos a respeito desse dia e dos relacionamentos entre os namorados e os casais que continuam namorando, um momento para ser respeitado e repensado sobre a maneira de como se vê o outro e como deve ser criado um respeito entre os casais de namorados e os casados para que os relacionamentos se fortaleçam cada vez mais e possam no futuro haver uma transformação social em termos de harmonia e respeito mútuo.

Reunião da Academia

No dia 30 de maio de 2009, o município de Elesbão Veloso sediou a reunião da Academia de Letras da Confederação Valenciana que tinha como objetivo principal da reunião homenagear os professores que prestam serviços na Rede de Ensino Estadual e Municipal dos municípios de Elesbão Veloso e Novo Oriente, lembramos ainda que no mês de março quem sediou a reunião foi o município deFrancinópolis e em agosto será Pimenteira. Vários professoresforam homenageados das unidades escolares municipais:Joana Nonata da Silva:Emídia Kariny de Sousa Cavalcante, Eulália Ferreira da Silva,Gonçalina Viana de A. Cavalcante, Maria de Jesus Soares e S. Gomes, Rosa Elandra de Oliveira, Socorro de Maria Santos Soares. Raimundo Rodrigues Soares:Luciana Bezerra Lima Cecília Régia Santos Costa, Djane Maria da Silva, Maria Neuzita Rocha, Olavo Mendes Barbosa, Vilma Pereira da Silva. Lucrécio Dantas:Antônio Celso de Moura Edineide Vieira dos Santos, Leandro Pereira da Silva, Maria Gardenia Nogueira, Maria Romilda Xavier, Rita de Cássia Pereira, das unidades escolares estaduais: Unidade Escolar Jsoé Martins: Luzia Silva Costa, Francisca Maria Lopes Martins, Fernanda Luíza Soares Absolon Moura, Maria Alves da Silva Cavalcante, Nildivan Gomes Lima, Rosilene Pereira de Moura, Maria Salomé Alves da Silva. Benedito Portela Leal: Doralice Ferreira Lima Costa, Maria Reis de Oliveira, Fábia Regina Véras Lima Verde Moura, Maria Ivone Rodrigues Santos, Maria Zilda Ferreira Lima da Costa, José Loiola Neto, Natan Perera da Costa.
A reunião aconteceu no auditório " Professora LILI" do Palácio Gonçalo Gomes podemos afirmar que houve a presença de um público muito seleto.
Foi uma reunião rápida e agradável apesar de ter sido começada com atraso. Após a reunião houve um coquitel oferecido aos presentes pelo Secretário de Educação Municipal Antônio Barbosa nas dependência da prefeitura municipal de Elesbão Veloso.


sábado, 6 de junho de 2009

O Fruto do Piquizeiro















Esse é o fruto do piquizeiro é típico da Microrregião Valenciana, é um fruto muito oleoso e segundo a sabedoria popular esse fruto tem uma grande importância medicinal, ao se comer esse fruto é necessário cautela, pois o mesmo é cheio de espinhos podendo ficar na boca ou nas mãos, esses espinhos são muito ruim para serem retirados do organismo das pessoas por serem muito pequeno e finos.

Os Cemitérios

( Maria Celina e Silva)

Pensamos, às vezes, preconceituosamente sobre as coisas, sobre a vida, sobre o mortal, sobre o imortal.
Olhamos com olhos contrários a muitas coisas, inclusive, aos cemitérios.
Os cemitérios não são apenas um local onde se guardam os mortos.
Nos cemitérios há um valor estimável e diversificado, seria interessante que parássemos para observar e valorizar.
Nos cemitérios guardamos as pessoas que já morreram, mas guardamos também a presença de Deus através das velas que acendemos aos nossos antepassados. Guardamos viva a memória da vida e a representação da sua transitoriedade através das flores que são levadas e que são plantadas para satisfação do nosso olhar e do nosso olfato.
Nos cemitérios se observarmos podemos vê uma diversidade de sentimentos levado e deixados pelas famílias aos seus familiares já mortos.
Lá encontramos a saudade, a tristeza, as lágrimas, as lamentações e muita recordação do passado distante e do passado mais próximo se juntando ao presente.
Lá há também um encontro de compromisso entre os familiares vivos e os mortos, sem contar ainda a impregnação das artes apresentadas de mil e uma forma através dos túmulos e símbolos ali presente através de suas crenças humanas religiosas.
No cemitério há também tranquilidade dos mortos que ali se encontram para eternidade e na esperança do encontro com Deus.

( Essas fotos são dos cemitérios de E. Veloso a foto da 1ª da esquerda para a direita e a foto que está sozinha é do cemitério da Lagoa de Fora a 2ª e 3ª foto da esquerda para direita édo Cemitério Sambaíba).

Artistas da Terra















Equipe do GRUJOBASC quando se apresentaou em Valença em setembro de 2008, na ocasião acontecia o SALIPI (Salão do Livro Piauiense.) apresentando a peça teatral " Pecados em Crise da Teatróloga Maria Francisca Bezerra, esse grupo é um grupo maravilhoso formados por artistas de um nível muito bom no que diz respeito a encenações. Esse local em que eles estão é um jardim do Colégio Santo Antônio em Valença do Piauí. Nossos talentos precisam de mais reconhecimentos e mais valorização para que possam continuar tendo uma boa atuação em nosso município e possamos desenvolver o potencial cultural que há em nossa cidade tornando-a em uma cidade puramente cultural. Não devemos esquecer que é a educação que transforma as pessoas e as tornam cidadãs.